Últimas Notícias
Capa » Apps » A União Europeia aprova a compra do WhatsApp pelo Facebook

A União Europeia aprova a compra do WhatsApp pelo Facebook

WhatsApp

O Facebook anunciou em fevereiro sua intenção em adquirir a empresa de mensagens instantâneas WhatsApp, por 19 bilhões. Nove meses depois, o acordo estava prestes a ser concluído após a União Europeia dar o sinal verde para a compra. Como era o último grande obstáculo que teve de ser salvo para concluir a compra, é apenas uma questão de semanas para o WhatsApp está nas mãos do Facebook.

Segundo os legisladores, que avaliaram a compra de acordo com as leis antitruste, embora as duas ferramentas sejam as mais populares do mercado, há alternativas igualmente interessantes para os consumidores, o que não caracterizaria nenhuma tipo de monopólio. “Line, Viber, iMessage, Telegram, WeChat e Google Hangouts são apenas algumas das opções”, destacou.

O resultado já era esperado e a decisão acontece seis meses após a US Federal Trade Comission – o órgão norte-americano equivalente ao europeu – aprovar o negócio. A natureza das atividades do Facebook e do WhatsApp, que não caracteriza uma concorrência direta, também auxiliou na tomada de decisão.

Houve uma grande polêmica sobre esta compra, como muitos usuários do aplicativo de mensagens via isso como uma ameaça para a privacidade de suas informações. Curioso que o WhatsApp tem sido tudo menos uma solução segura, até recentemente as mensagens trocadas não eram criptografadas.

Vários aplicativos de mensagens aproveitaram a oportunidade para tentar empurrar como a alternativa “segura” e “privada”, mas não conseguiu evitar o WhatsApp de ter 500 milhões de usuários ativos mensais.

O Facebook disse que manteria o WhatsApp operando de forma autônoma, mas a curto prazo tenha certeza de que haverá mudanças no seu funcionamento, embora esperemos melhorias gerais nas comunicações seguras. A médio prazo, isso poderia significar que o Facebook Messenger abandonar a sua aplicação e integrar no WhatsApp.

 

Baixar WhatsApp

Sobre Valdeci

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*