Últimas Notícias
Capa » Dicas » Aprenda a dividir seu HD para não perder arquivos na hora de formatar o PC

Aprenda a dividir seu HD para não perder arquivos na hora de formatar o PC

Se você já precisou formatar o computador, sabe que o processo pode ser chato e muito demorado, por causa do backup.

Fazer o backup de mais de 500 GB de arquivos de seu HD, por exemplo, antes de formatar um PC, toma muito tempo (em torno de dez horas, dependendo do caso), além de exigir HD externo com, espaço livre o suficiente.

Este guia vai te ensinar a dividir o HD em dois ou mais, processo conhecido como particionamento. Em uma partição fica o sistema operacional, que você pode formatar e reinstalar quantas vezes quiser, sem que seja necessário mexer nas outras partições, onde devem ser armazenados documentos, filmes, músicas, fotos, entre outras coisas.

Para isso utilizaremos o programa AOMEI Partition Assistant, que possui duas versões gratuitas. Baixe uma das versões abaixo:

AOMEI Partition Assistant Standard – FREE

AOMEI Partition Assistant Lite – FREE

 

Faça download do AOMEI Partition Assistant em um dos links acima e instale o programa. Em seguida, remova todos os drives externos (Pen Drive, HD externo, cartão de memória e etc) para não se confundir. Abra o AOMEI Partition Assistant.

AOMEI-Partition-Assistant Formatar PC

 

O programa vai mostrar todas as partições do seu HD (provavelmente apenas duas). A primeira, “Reservado pelo sistema”, é uma partição de sistema na qual você não deve mexer (mas não se preocupe, ela ocupa pouco espaço em torno de 300 MB a 400 MB). A de baixo é a partição do seu sistema operacional, onde está instalado o Windows, geralmente chamada de “C:”. Para ter certeza de qual é sua partição, basta notar que a última coluna, Estado, a partição é chamada de “Inicialização” como é mostrado na imagem acima. Partições utilizadas simplesmente para guardar arquivos têm o estado “Nenhum”.

 

Iremos diminuir a partição do sistema para liberar espaço para a nova partição que vamos criar, clique com o botão direito sobre ela e escolha a opção “Redimensionar partição”:

Redimensionar partição

Na tela que abrirá a seguir, você pode escolher quanto espaço deixar a partição. Sugerimos que deixe ao menos 100 GB ou 120 GB na partição do sistema:

Espaço partição

 

Irá aparecer uma nova partição com nome “Não alocado”:

Não alocado partição

 

Clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em “Criar partição” e confirma em “OK”:

Criar partição

 

Agora é só clicar no botão “Aplicar” e depois em “Prosseguir”.

 

Sobre Valdeci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*