Últimas Notícias
Capa » Android » 7 dicas para você usar melhor o seu Android

7 dicas para você usar melhor o seu Android

O sistema Android está presente tanto em aparelhos básicos com configurações modestas quanto em smartphones top de linha. Com em qualquer outro sistema, conhecer alguns truques práticos pode ajudar bastante em tarefas comuns e tornar o uso do aparelho mais agradável. A seguir algumas dicas para usar melhor o sistema do Google. As dicas foram testadas na versão “pura” 4.4 KitKat do sistema, mas devem funcionar também em versões anteriores. Como cada fabricante distribui uma versão ligeiramente diferente do Android, o caminho para chegar a alguns ajustes pode variar um pouco de aparelho para aparelho.

 
Android

 

1 – Como liberar espaço da memória do aparelho android

A maior parte dos celulares Android tem entrada para cartão de memória. Mas, muitas vezes, o sistema está configurado para gravar automaticamente na memória interna do aparelho. Assim, o espaço extra do cartão não é aproveitado.

Para mudar o padrão de gravação para o cartão de memória, vá até as configurações do Android e acesse o item “Armazenamento”. Nele, ative a opção “Cartão SD”. A partir de agora, fotos, vídeos e outros dados serão guardados no cartão, e não na memória interna do smartphone ou tablet.

 

2 – Como fechar aplicativos e deixar o aparelho mais rápido

Principalmente em celulares mais básicos, é comum que o aparelho fique lento à medida que mais aplicativos são abertos. Por isso, é bom limpar a lista de aplicativos em execução de vez em quando.

Nas versões 4.0 ou superiores do Android é fácil fazer isso. Basta tocar no botão da lista de aplicativos mais recentes e, com um gesto para direita ou esquerda, remover o aplicativo da lista. Outra forma é tocar por alguns segundos sobre o aplicativo, escolher a opção “Informações do aplicativo” e tocar em “Forçar parada”.

Vale ressaltar que alguns aplicativos, como os de redes sociais, mensagens e e-mails, costumam funcionar em modo background para que possam receber mensagens e alertar o usuário.

 

3 – Como eliminar som de notificações

Muitas vezes você quer deixar o volume do celular alto para ouvir novas chamadas, mas não quer incomodar ninguém com barulhinhos a cada nova notificação. Felizmente, o Android permite anular os sons apenas das notificações.

Para fazer isso, acesse as configurações do Android e depois as configurações de som. Na tela seguinte, toque na opção de som de notificação e escolha nenhum. Pronto, seu celular não fará mais barulho quando receber notificações.

 

4 – Como evitar que a tela desligue a toda hora

A tela do smartphone desliga muito rápido quando não há atividade no aparelho? Dá para se livrar desse problema alterando as configurações do Android. Acesse as configurações e depois toque na opção “Tela”. Na tela seguinte, toque em “Modo de espera” e escolha o tempo máximo de atividade da tela com o aparelho sem uso. O máximo é de 30 minutos.

 

5 – Como ter mais de um usuário no aparelho

A partir da versão 4.2, o Android passou a ter suporte para várias contas de usuário no mesmo aparelho. Dessa forma, duas pessoas podem usar o mesmo aparelho mantendo senhas, aplicativos, ajustes e arquivos separados.

Para fazer isso, no Android, acesse a área de configurações e depois toque na opção “Usuários”. Na tela seguinte é possível configurar a conta adicional. Note que o primeiro usuário é considerado o administrador do aparelho e pode apagar a conta adicional a qualquer momento. Vale observar também que o usuário adicional deve ter uma conta no Google para usar o aparelho.

 

6 – Como apagar todos os dados do smartphone ou tablet

Vai vender seu tablet ou smartphone com Android? O melhor a fazer é apagar completamente seus dados do aparelho.

Para fazer isso, acesse as configurações do aparelho e toque na opção “Fazer backup e redefinir”.

Na tela seguinte, toque na opção “Configuração original” para apagar todos os dados e aplicativos instalados após a compra.

 

7 – Como se livrar de notificações “malas”

Basta instalar alguns jogos e aplicativos a mais para que a janela de notificações fique lotada. Muitas delas são úteis, como os avisos de programas de mensagens e e-mails. Mas outras apenas ocupam espaço na janela e não trazem nada de útil.

Felizmente, é possível “silenciar” aplicativos que mandam notificações demais ou sem utilidade. Vá até as configurações do Android e toque em “Aplicativos”. Na tela seguinte, escolha o app que deseja “silenciar”. Na tela seguinte, desmarque a caixa de exibição de notificações.

Sobre Valdeci

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*