Últimas Notícias
Capa » Internet » 4G com maior alcance em 2015

4G com maior alcance em 2015

4G

Segundo cronograma publicado na última segunda-feira pelo Ministério das Comunicações, o desligamento da TV analógica começará a ser feito em 2015, apenas na cidade Rio Verde/GO, e deve ser aproveitado pelas operadoras móveis. Isso porque elas pretendem se apropriar de imediato da faixa dos 700 MHz, onde operam as emissoras, para oferecer internet 4G com maior alcance.

O fim da TV analógica será gradual e deverá ser consumado apenas em 2018. Terão prioridade no processo, em 2016, as capitais Brasília (3 de abril); São Paulo (15 de maio); Belo Horizonte (26 de junho); Goiânia (28 de agosto); e Rio de Janeiro (27 de novembro).

Depois será a vez de Salvador, Fortaleza, Recife e Vitória; interior do Rio de Janeiro; e no interior de São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Santos, São José do Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente. As demais capitais nordestinas e da região Norte serão contempladas durante 2017. Veja aqui a portaria do Minicom.

 

Leilão

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, previu hoje pela manhã que o leilão da faixa 700 MHz deverá acontecer entre o fim de agosto e início de setembro, mas admitiu o possível adiamento por causa das Eleições, que acontecem em outubro.”Esta é uma frequência muito valiosa e há muita expectativa”, disse.

De acordo com Bernardo, as operadoras que investirem na nova frequência do 4G, que até então trafega apenas na 2,5 GHz, conseguirão cumprir as metas impostas pela Anatel. A fala do ministro tenta transmitir confiança às empresas de telecom, argumentando que a compra das licenças evitará o gasto com infraestrutura, já que não será necessário aumentar a instalação de torres. “As empresas economizarão e, do ponto de vista do capex (gasto), é uma opção mais eficiente”, argumenta.

Via: Teletime e Estadão 

Sobre Valdeci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*